.:.:. Serviços .:.:.


ESTÁGIOS

Durante o ano todo, no Sítio Duas Cachoeiras, acontecem atividades nos setores agrícola e educacional. Neste período é possível a participação, de pessoas interessadas, nestas atividades como colaboradores ou estagiários. O  SDC- Educação e Agricultura esta aberto, e em condições de oferecer convênio com as universidades para realização de estágios práticos previstos no currículo escolar.  

 As pessoas interessadas em participar das atividades oferecidas para realização de estágios deverão enviar por e-mail, fax ou correio, um currículo resumido e o número (constante na relação abaixo) da atividade de maior interesse, após o envio cada um receberá um ficha de cadastro para o preenchimento e devolução. 

As vagas disponíveis são preenchidas de acordo com as prioridades de cada setor de trabalho; o ritmo do desenvolvimento do estágio é de no mínimo uma vez por semana, durante três meses que poderão ser renovados de acordo com a necessidade do setor e do estagiário.

     
    Atenção!
    Parceria em projetos de desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais.
    O Sítio Duas Cachoeiras, está disponibilizando áreas para 
    o desenvolvimento de projetos de produção e pesquisa em sistemas Agroflorestais.
    Se você tiver algum interesse em participar como parceiro ou pesquisador
    escreva para nós


    Estágios - Duas Cachoeiras - Educação e Agricultura

     


As principais áreas de trabalho são: 


Educação escolar interdisciplinar  
ciências, biologia, história, geografia, matemática, português, etc.; 

Educação ambiental, Rural, Urbana,Áreas de preservação e recuperação;
Oficinas de artes e reciclagem de materiais usados, para fins didáticos
em escolas de ensino fundamental e médio;   

Tecelagem - preparo e uso da lã de ovinos; 

  
Agroecologia - agricultura em formas alternativas
agrofloresta, orgânica, natural (sem uso de agrotóxicos e adubos industriais);

Apicultura; Criação animal, alternativa; 



Áreas de desenvolvimento para estágios curriculares  e
Atividades de pesquisa e projetos em desenvolvimento. 

Biologia  e Ecologia 
1. Monitoria  dos alunos do ensino fundamental e médio em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades  pedagógicas; 
2.  Identificação das aves silvestres do local , descrever e organizar o habitat das aves silvestres identificadas; 
3. Identificação da fauna  silvestre local: mamíferos, peixes, anfíbios e insetos, descrever e organizar o habitat dos animais silvestres; 
4. Identificar a flora silvestre local (identificação fotográfica digital) , descrever e organizar; 
5. Identificação da qualidade e classificação das águas subterrâneas e superficiais ; 

Educação Ambiental 
6. Organizar oficinas   didáticas com  materiais orgânicos e materiais recicláveis e reciclados;
7. Monitoria  dos alunos do ensino fundamental e médio em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades  pedagógicas;

Agronomia 
8. Identificar e caracterizar o solo local e relacionar seu uso agrícola; 
9. Montagem de uma micro-estação agro-meteorologica para fins didáticos com alunos da rede estadual de ensino; 
10. Participar do desenvolvimento das praticas de cultivos de hortaliças e do viveiro de mudas ;
11. Classificar e identificar no local as plantas usadas nos plantios agrícolas – para produção de  grãos, hortaliça,  frutíferas e medicinais;
12. Planejar e desenvolver na prática, sistemas de cultivo agroflorestais; 
13. Conclusão do levantamento planialtimétrico do local e montar o mapa da área.; 
14. Organização e montagem de banco de sementes puras;

Pedagogia 
15. Monitoria  dos alunos do ensino fundamental e médio em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades  pedagógicas; 
16.  Organizar a estrutura de oficinas de arte e reciclagem como recurso de fixação de conteúdos de ensino ;
17. Desenvolver métodos de avaliação para as atividades pedagógicas desenvolvidas no local;   

História 
18. Monitoria  dos alunos do ensino fundamental e médio em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades; 
19. Organizar e recuperar os arquivos fotográficos da área rural e associar ao desenvolvimento sócio-cultural do local; 
20. Identificar o local e pesquisar o dados referentes a historia local e regional na formação desta área rural; 
21. Montar roteiros históricos no local, para utilização em processos pedagógicos com alunos da região; 

Geografia 
22. Monitoria  dos alunos do ensino fundamental e médio em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades pedagógicas; 
23. Organizar material didático sobre a caracterização geográfica regional e a inserção do SDC nesta área; 
24. Desenvolver recursos didáticos, sobre o conceito de microbacia geográfica e a relação com as práticas rurais locais; 
25. Montar maquetes representativas do relevo, vegetação e solo do local, em escala; 

Educação Física 
26. Monitoria  dos alunos do ensino fundamental e médio em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades; 
27. Planejamento e organização  e desenvolvimento de oficinas de Jogos Cooperativos; 
28. Organização e Monitoria de atividades de recreação para alunos  do ensino fundamental e médio; 

Turismo 
29. Caracterizar a região e montar roteiros de turismo rural e cultural para o desenvolvimento sustentável local; 
30. Organizar roteiros temáticos para as diversas idades usando os recursos naturais do local ;
31. Monitoria  dos alunos em dias de trabalho de campo  e recolhimento de dados para avaliação das atividades pedagógicas ;

Conheça também  as pesquisas em desenvolvimento e as parcerias de trabalho Aqui!

 
Maiores informações escreva: Cursos e Estágios /SDC

     

____________________________________________________________
SDC - Sítio Duas Cachoeiras. Todos os direitos reservados.